Dez dicas para ler mais

Dos meus amigos que se interessam pela leitura, poucos dizem com a boca cheia: “eu estou feliz com o meu ritmo”. Muitos gostariam de ler mais, seja em termos de quantidade ou de qualidade. Eu leio em torno de 35 livros por ano (considerando a média dos últimos 6 anos), e sinto que tem muito espaço para melhora aí (mesmo lembrando que eu me dedico muuuito ao meu trabalho e ainda tento manter um blog atualizado sempre, só por diversão).

35 livros por ano não é um absurdo, juro. Tem muita gente que sabe disso, mas muita gente que não sabe também. E eu queria escrever como eu faço para conseguir isso, mesmo com uma rotina meio maluca. Se você precisa de dicas e de um incentivo, esse post é para você. E se você tem alguma dica para me dar, eu vou ficar muito feliz também ❤

20150903173413-books-shop-fair-library-used-bookshelf-literature-study-textbooks

#1  Crie o hábito de ler – é fácil, juro!

Um dia um professore me disse: “Ane, ler é como acordar cedo. No começo é muito difícil, mas quando você menos esperar, vai estar em pé às 7h do domingo”. Foi o suficiente para eu entender que dependia de mim criar esse hábito. E foi incrivelmente fácil!!! Depois disso eu me via tentada a ler pelo menos um pouquinho antes de pegar no sono, e a vontade só aumentou.

#2 Leia por prazer!

Acontece que muitas das nossas referências de leituras foram obrigatórias na escola ou na vida adulta, por isso temos a impressão que ler é uma tarefa. A realidade não é essa. Ler é um refúgio, é um método de sair do lugar onde estamos para ir para qualquer ponto do mundo. É como assistir um filme, com o bônus de que a nossa imaginação conduz as imagens na nossa cabeça, então as experiências de leitura serão sempre únicas!! É muito gostoso 🙂

#3 Tenha opções

Tenha pelo menos três opções de gêneros diferentes para ler. Muitas vezes somos desencorajados porque temos que ler o livro x, mas definitivamente não é o momento dele na nossa vida. Ter mais opções elimina esse problema.

#4 Fale sobre livros

“Você está lendo alguma coisa?” é um jeito de puxar assunto, de descobrir coisas interessantes sobre o seu interlocutor, de pegar dicas maravilhosas e de ter vontade de ler coisas novas. A próxima vez que faltar assunto, pergunte isso em vez de falar sobre o tempo 😉

#5 Não leia para impressionar os outros!

Não tenha vergonha do que você está lendo! É natural que para criar um hábito nós precisamos começar por livros fáceis, fluidos, cheios de entretenimento, como são os bestsellers. Não tem problema parar neles também, e continuar lendo essa categoria pela vida toda. E sabe o que também não tem problema? Mudar de ideia! Hoje eu posso querer ler Crepúsculo e amanhã ler Ulysses, e depois ainda voltar para O Diário de Bridget Jones. Tá tudo liberado, minha gente!!!!!

Outra coisa que é legal de considerar, é que muitas vezes um bestseller facinho acaba gerando interesse por um clássico, e serve como alavanca para abrir a cabeça  para outros gêneros. Um exemplo muito comum é Crepúsculo, onde o livro preferido da protagonista é O Morro dos Ventos Uivantes. Muitas pessoas que leram o primeiro, acabaram se aventurando no segundo, e conhecendo as irmãs Brönte e o universo delas 🙂 Sucesso!!

#6 Tenha uma meta de leitura

Para começar? 12 livros no ano. 1 livro por mês é super factível, e isso empolga! O Goodreads tem uma função só de “desafio de leitura” onde você coloca quantos livros quer ler e ele te ajuda a acompanhar sua meta 🙂 Eu não fico sem!

#7 USE o Goodreads (ou o Skoob, que é semelhante)

Ali você vê resenhas dos livros, acompanha pessoas com gosto parecido com seu, recebe sugestões de acordo com o seu perfil e fica por dentro de tudo o que está sendo publicado. Você pode seguir autores, resenhistas, grupos de leitura, tudo! No final de cada ano também rola uma premiação para os melhores do ano votados pelos usuários, e  sempre tem descobertas maravilhosas lá.

Além disso, você pode fazer uma lista de livros lidos, livros que está lendo, e livros que quer ler, para nunca esquecer de nada! Dá para escrever suas próprias resenhas também para ajudar os coleguinhas e a si mesmo no futuro 🙂

#8 Entre em livrarias

Veja as capas, sinta os cheiros, toque os livros. Peça recomendações. Dez minutos são o suficiente, juro 🙂

#9 Fuja das “edições maravilhosas”. Corra para os pocket books!

Você ganhou uma edição de Guerra dos Tronos de capa dura, ilustrada, cheia dos paranauê? Legal pra deixar na estante! Verdade seja dita, livros grandes e pesados são um saco para ler, e desencorajam muito! Prefira os pocket books, levinhos com capas maleáveis, que dá para levar no ônibus, na bolsa, na fila do banco. Esses momentos são os que fazem mesmo a diferença no ritmo literário.

#10 Leia quando você estaria usando o Facebook

Você tá vendo seu feed no Facebook e percebeu que já leu a mesma publicação duas vezes? Essa é a hora – pegue um livro. Sério, pegue um livro.

Bônus – Acompanhe listas de mais vendidos e prêmios literários!

Toda semana eu entro na lista de bestsellers do New York Times e da Veja. Além disso, fico SEMPRE de olho no Pulitzer, Man Booker Prize e Prêmio Jabuti. Vejo a resenha no Goodreads, penso se é o momento de ler algum desses, e leio. Simples assim 🙂

Pretendo fazer em breve um post sobre os benefícios da leitura, porque tem tantos ❤ Também quero fazer uma listinha de sugestões de livros para quem quiser.

E você, tem alguma dica? Me fala 🙂

Mais uma vez, obrigada por ter lido!!

sign-ane

Se você gostou desse post, não se esqueça de curtir a gente no facebook ou seguir no wordpress. Tá rolando post todo dia em maio, e se inscrevendo você nunca perde nada 😉 ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s